N3i Núcleo de Inventores


     

Arquivo: Edição de 02-07-2009
SECÇÃO: Local                                                                                                        Jornal Lavor

Procuram-se inventores e investidores

Inventores, investigadores e investidores têm agora um núcleo de trabalho sedeado em S. João da Madeira. A ideia é aproximar inventores e indústria, solucionar problemas e comercializar invenções

foto
Aceitam-se inscrições para o N3i - Núcleo de Inventores, Investigadores e Investidores, formalmente inaugurado, no Centro Empresarial e Tecnológico, no passado dia 29 de Junho. A associação sem fins lucrativos tem por objectivos ajudar os inventores, ir ao encontro dos empresários e estimular a criação de negócios.

A falta de investimento na investigação e a escassa comunicação entre investigadores, inventores e investidores ditou a criação do N3i por Manuel Londreira, Alberto Camarinha Pinto, Dário Henriques, António Faria e José Manuel Garcia. O núcleo tem já em curso um projecto de apoio ao registo e comercialização de uma invenção para daltónicos, bem como uma porta inteligente da autoria de Manuel Londreira. Este último projecto, criado pelo presidente do núcleo servirá para “dar sustentabilidade financeira ao N3i”, como o próprio afirmou na sessão inaugural. Manuel Londreira sublinhou ainda que “tudo é possível realizar” e apelou aos presentes para “acreditar que isto vai para a frente”.

O presidente no N3i, Manuel Londreira adiantou que o núcleo poderá trabalhar em parceria com universidades para encontrar soluções necessárias à indústria. Além disso, o N3i “foi criado para dar oportunidade aos inventores de exporem ideias”. Esta associação pode ainda, segundo o seu presidente “dar a oportunidade a todos os inventores desempregados de terem uma actividade”. O N3i vai ainda ajudar nos processos de registo de patentes, estabelecimento de ligação à indústria e divulgação de produtos.

Presente na sessão inaugural, o presidente da autarquia sanjoanense considerou que “os tempos estão de feição para os inventores”, já que, actualmente, se verifica uma “descrença nas soluções tradicionais”. Num “ambiente propício à inovação e empreendedorismo” que se vive em S. João da Madeira, Castro Almeida desejou “um percurso de sucesso” ao N3i. Em representação do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Rita Seabra partilhou com os presentes a esperança de que “seja possível colocar a criatividade dos inventores à disposição da indústria”, porque defendeu que “as invenções só são riqueza se chegarem ao mercado”. Do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, João Marcelino partilhou também a ideia que as invenções do N3i “sejam um contributo para a riqueza do país”. João Marcelino alertou ainda para a necessidade de “criar uma sociedade que permita às invenções florescerem”.



Porta inteligente
Projecto de Manuel Londreira que é o primeiro a passar pelo Núcleo de Inventores, Investigadores e Investidores. Com este projecto, o presidente do N3i quer “dar credibilidade aos colegas” e “sustentabilidade financeira ao próprio núcleo”.

A porta inteligente pode detectar incêndios, fugas de gás, inundações, intrusões e pânico através de mecanismos no puxador ou inputs por telemóvel. A porta pode facilitar a fuga e evita que seja necessário carregar a chave no bolso porque “tem quatro formas de abrir, todas eléctricas”. Segundo o inventor, assim será possível minimizar o risco de assaltos. Manuel Londreira garante que já há interessados na porta inteligente e que já está assinado o contrato com a indústria que permitirá o fabrico. O inventor oliveirense está seguro que em breve esta porta estará no mercado.



notícias em Tecnologia

N3i promete apoiar inventores e investigadores a chegar ao mercado


27.06.2009 - 11:22 Por Lusa
 O Núcleo de Inventores, Investigadores e Investidores (N3i) entra em actividade segunda-feira, como organismo de âmbito o a ger com base em produs inovadores.
José Emanuel Garcia, um dos fundadores do núcleo, adianta que essa estrutura centrará a sua actividade em dois eixos de intervenção: "o apoio a inventores e investigadores sem meios financeiros ou recursos técnicos para levar por diante as suas ideias de negócio" e "o apoio a investidores que querem lançar produtos inovadores ou procuram soluções técnicas para problemas que as suas empresas enfrentam".

Funcionando a partir do Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira, o N3i propõe-se combater "a ideia de que os inventores são uns lunáticos que vivem no seu próprio mundo e não comunicam com o exterior".

Para José Emanuel Garcia, esse é o principal "preconceito" que a comunidade criativa enfrenta em Portugal, "onde não há estímulo à criatividade e à inovação". "Os inventores e investigadores portugueses são mais reconhecidos no estrangeiro do que no seu próprio país", observa, "e não é a troco de nada que os políticos nacionais apregoam cada vez mais a necessidade de promover a inovação e criatividade". "O M3i surgiu para combater essas dificuldades", continua. "Envolve na sua fundação cinco pessoas que vêm trabalhando nesta área há vários anos e já sabem como as coisas funcionam".

José Emanuel Garcia refere-se a si próprio, como investigador na área da Electrónica e Telecomunicações, mas também a Alberto Camarinha Pinto, advogado especializado em licenciamento de patentes e direitos de propriedade intelectual e industrial, a Dário Henriques, economista especializado no sector bancário e empresarial, a António Faria, empresário da construção civil e do comércio de importações e exportações e, finalmente, ao inventor Manuel Londreira, que já várias vezes foi premiado pelas suas criações em eventos internacionais.

Este último é, aliás, "o elo comum" que José Emanuel Garcia reconhece aos fundadores do M3i: "Éramos todos amigos de Manuel Londreira e fomo-nos conhecendo graças a dificuldades que ele foi experimentando no seu trabalho ao longo dos anos".

Quanto ao interesse que iniciativa terá suscitado na comunidade científica e empresarial, José Emanuel Garcia revela que "já há vários inventores e empresários interessados em aderir ao projecto, mas a adesão só se concretizará depois da apresentação oficial do M3i".

constrói o seu protótipo até ao momento em que o coloca no mercado".


N3i integra inventores no Centro 

Empresarial e Tecnológico – S. João da 

Madeira

N3i integra inventores no Centro Empresarial e Tecnológico - S. João da Madeira
O N3i – Núcleo de Inventores, Investigadores e Investidores foi formalmente inaugurado, ocupando um espaço no Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
«É preciso ajudar os inventores de garagem», sublinhou o seu presidente, Manuel Londreira. Este inventor de Oliveira de Azeméis disse que, a partir de agora, «as portas estão abertas» para que outros criadores lá se instalem.
O N3i pode ajudar um inventor a registar uma patente, a lançar uma estratégica de promoção de um produto e a criar uma ligação à indústria.
A estrutura criada no CET também está disponível para acolher empresários que busquem uma sotolução para um problema com que se deparem nas respectivas empresas. Assim como para apresentar ideias de negócio a potenciais investidores.
«Vamos acreditar; que isto vai para a frente», afirmou Manuel Londreira.
O N3i foi fundado por quatro pessoas – Londreira, Alberto Pinto, advogado, Dário Henriques, empresário, e José Manuel Garcia, detentor de um mestrado em electrónica e telecomunicações.

6 Comentários

  1. garcia remédios diz:
    Parabéns pela iniciativa. O sucesso das propostas passa sem dúvida por uma congregação de esforços ,organizada. Todos podemos ganhar…Portugal também.
    Garcia Remédios
  2. mário cruz diz:
    a ideia é fantástica! como também sou “inventor de garagem” com algumas ideias mas pouco dinheiro, penso que a partir de agora – e quero de uma vez por todas acreditar na idoneidade desta associação – estou em condições de poder desenvolver as ideiasvsinvenções que há muito tempo tenho para desenvolver e, acreditem que até medo eu tenho tido de divulgá-las e poderem roubar-mas.
    gostaria de ser contactado por um membro da direcção da novel Associação (N3I), para poder dar corpo aos meus projectos. Atenciosamente, Mário Cruz
  3. Bom dia,
    Mas, quais os contactos desta associação? Contactos de e-mail e telefone? Obrigado Rui
  4. Pedro Cunha diz:
    Quais os contactos da associação N3i? Como posso apresentar os meus projectos?
  5. José Pinto diz:
    Olá,
    Sempre acreditei na criatividade dos Portugueses e na urgência de impulsionar e proteger as suas criações, daí a necessidade da N3i, parabéns pela vossa iniciativa.
  6. João Almeida diz:
    Era só fazer uma busca no Google,Contactos N3i
    Morada: Edifício Sanjotec – Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da MadeiraRua de Fundões, nº151, Piso 1, Ala B, Sala 3. 3700-121 S. João da Madeira
    Telemóvel: 256 00 19 37 / 96 645 54 46
    Email: geral@n3i.org