Rato Para Deficientes


 Prata Abril 2006






Inventor cria rato para ajudar deficientes

2006-01-29

Manuel Londreira, o inventor de Oliveira de Azeméis que ficou conhecido por ter conquistado uma medalha de ouro num dos mais prestigiados salões de inventos, na Suíça, com um sistema revolucionário de alarme para automóvel, tem uma nova criação. Desta vez promete facilitar a utilização dos computadores a todos os que sofrem de deficiência motora e mental, composto por dois ratos modificados.
A ideia surgiu à mesa de um café quando Manuel Londreira diz ter ouvido "alguém a queixar-se que um familiar deficiente destruía todos os ratos do computador, porque não conseguia movimenta-los". Os primeiros testes, realizados com alunos da Cerciaz- Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Oliveira de Azeméis, acabariam por confirmar as expectativas sobre as capacidades do invento.
Em vez de deslizarem o rato sobre um tapete - função quase impossível para quem tem os movimentos limitados - os deficientes têm apenas que conseguir pressionar, com uma parte da mão, um dos quatro botões laterais que fazem deslocar a seta para qualquer ponto no monitor. Depois, têm sobre a parte central um botão colorido que pressionam para entrarem numa pasta de arquivo ou sítio da Internet. Acresce a inclusão de um sistema de sinalização facilmente perceptível que auxilia os utilizadores a memorizarem a utilidade do respectivo comando.
Manuel Londreira lembra que, por se tratar de um primeiro protótipo, é necessário proceder a melhoramentos. Mas estes, mais uma vez, esbarram na falta de apoio. Manuel diz não ter dinheiro para patentear mais este invento. Promessas não faltam, mas os apoios para concretizar as suas ideias ainda não se concretizaram.
 Salomão Rodrigues




Teste do primeiro rato foi um sucesso








 Rato ser testado numa maquina por este jovem foi um sucesso  
















Em Genebra conheci muita gente e amigos inventores de todo mundo